Comida

Sai do Brasil comendo um monte! A coitada aqui pensou que ia emagrecer na Holanda porque sou super chata com comida, não gosto de nada. Abusei de doces e salgados nos últimos meses de 2011 e falava de boca cheia pra quem quisesse saber que 'na Holanda a comida é diferente, e como não vou gostar de nada, tenho que aproveitar agora! Lá eu vou ficar magrinha!'. Coitadinha, haha.


Cheguei comendo tudo por educação. Não gostei de um monte de coisa, mas naquela de me dar bem com a família comia tudo que me ofereciam e com aquela cara de 'Nossa, como é gostoso!'. Desde que cheguei não emagreci porra nenhuma, só engordei. Não sei exatamente quanto, porque não tenho o costume de me pesar, mas calças e shorts já perdi. Bem aqueles que trouxe na intenção de usar no verão.

Então você pensa: "Na Holanda deve ter muita comida boa." Comida eu não diria, mas uma coisa ou outra sim. Pra começar, aqui Holandês não cozinha. Os pratos são prontos, vem direto do mercado ou são a base de legumes e verduras. Na minha casa, eu cozinho todos os dias. Não preciso mais do que 30 minutos para ter tudo pronto. No jantar geralmente comemos linguiça, hamburguer, carne, frango empanado ou peixe com legumes ou salada. As vezes um arroz - ao modo Holandês. Comida que não suja prato, sabe. Hoje em dia eu gosto de tudo que como, mas tive que me adaptar e esquecer que aqui não tem um feijãozinho pra 'sujar' o meu prato. Sinto muita falta de ter algo pra 'juntar' no prato.

Na foto aqui em baixo eu tirei em fevereiro já com a intenção de fazer esse post. Nele tinha um pedaço de carne, batatas coradas, 'beans' e uma tal bolinha verde com gosto de brocoli que só comi uma vez. Essa carne vem num recipiente de plástico, com mais ou menos 3 ou 4 pedaços e é só esquentar no microondas por 2 ou 3 minutos. Os 'beans' são uma espécie de vagem, que você corta em pedaços e coloca no steamer - cozinhando no vapor. E as batatas vem cortadas e temperadas em um saco plástico, é só gratinar na panela por uns 15 minutos.


O café da manhã é o mais bizarro de todos. Eu não me surpreendi com nada aqui, porque li muito sobre o país antes de chegar, mas de fato você deve achar um tanto estranho. Eu faço o café da manhã todos os dias. Meu Hosts comem salada de fruta (geralmente maçã, banana e kiwi) todos os dias. Eu corto as frutas e coloco na mesa junto a granola, passas e o yogurt. As meninas comem pão de forma preto, 1 fatia com 'carne' (presunto/queijo e afins) e outra metade com flocos de chocolate. Todo mundo acha estranho pão com esses flocos - ou pior, com granulado - mas um dia, depois de 5 meses de Holandinha, eu resolvi experimentar a 'iguaria' e... amei! É muito gostoso! Os flocos tem um gosto diferente e não é tão doce. Tem gosto de algo conhecido, mas ainda não consegui decifrar o que é. Não tenho o costume de comer pão assim não, mas na primeira vez que experimentei comi uns 4 ao longo do dia!



Os doces aqui são basicamente cremes. No Brasil somos do chocolate., temos pavês, mousse, bolos e brigadeiros e afins, mas aqui quase todos os doces que comi tem creme. A sobremesa mais famosa é o Tampouce. São dois pedaços de massa folheada com um creme ou chantelly no meio e glacê no topo. É bem fácil de fazer e no mercado você encontra um kit para fazer até 12 tampouces que ficam prontos em 5 minutos! Custa um pouco menos de 2 euros e ficam sim uma delícia! Vez ou outra eu faço com as minhas meninas, como esse da foto abaixo. Esse foi o primeiro que fizemos, e na época eu mal consegui comer o meu pedaço todo porque achei o creme muito enjoativo. Hoje em dia eu amo! 


Isso sem falar do Gevulde koek - biscoito que cheguei odiando e hoje em dia sou viciada, Bossche Bol, do Stroopwaffels... Hmm, Holandinha me pegando pela bariga! Tenho que parar com essa mania se provar tudo e voltar a ser chata na hora de comer, senão volto pra casa rolando... 

Leave a Reply