Um pouco de emoção para toda essa calmaria.

Estava tudo indo as mil maravilhas. Minha família já tinha dado entrada no visto lá na Holanda, eu já tinha pego minha Certidão e levado ao Itamaraty. Mandei para a tradução como falei no post anterior e fiquei esperando até o final da semana para recebe-la de volta, afinal de contas, eu só ouvi comentários positivos quanto ao Tradutor, principalmente a rapidez da entrega. Passaram-se dias e o tal sedex não chegava. Mandei 3726434 e-mails e nada, nenhuma respota. Liguei para todos os números de contato, e nada também. Já estava no auge do desespero, achando que tinha levado o calote do cara. Até que, não sei onde, achei outro e-mail de contato. Foi a salvação, pois esse tinha uma mensagem padrão de volta que dizia que o João Carlos tinha entrado de férias no dia 3 e só voltaria no final do mês, lá para o dia 21. Bem no dia que mandei minha Certidão, dia 3/11. Sorte não? Pois senta que lá vem história...

Agora era só esperar a Certidão chegar e o visto ficar pronto. E ficou. Dia 14/11 recebi um e-mail da CI avisando que meu visto estava pronto e que eu deveria levar os documentos anexados (no e-mail) junto a minha Certidão já traduzida. Bateu um pequeno desespero por ter de esperar um pouco mais, e mesmo tendo escutado de várias pessoas que a Certidão não iria ser útil no Consulado, eu preferi esperar e seguir o protocolo.

Finalmente ela chegou na sexta-feira passada (25/11) e sai avisando a todo mundo que segunda-feira sem falta eu iria até Botafogo buscar o meu visto! Feliz e contente acordei no sábado, e com os papéis a mão fui mostrar ao meu padrasto o que precisava levar, até que percebi a grande burrada: minha Certidão veio com a minha data de nascimento errada! Em vez de 2/1 saiu 2/2. Acabou a alegria do meu final de semana ali. Culpa do Cartório, sim, mas também minha. Se eu tivesse reparado antes, não teria traduzido. Enfim, como diz o meu chefe: "O que não tem remédio, remediado está!".

Madruguei ontem. Como tive de pegar o ônibus no Centro do Rio, passei no Cartório rapidinho pra reclamar da Certidão. Cheguei 7:40, crente que abririam as 8. Ledo engano, era as 9am! Parti para o Consulado. Cheguei faltando 20 minutos para eles abrirem. Fiquei rondando a Praia de Botafogo tranquilíssima, cantando e pegando chuva. Foi no momento em que entrei na portaria que parte da minha 'ficha' começou a cair. Subi e ainda tive de esperar a moça que vai a estudo para Rotterdam e um Árabe que falava um inglês com um sotaque bastante carregado ser atendidos primeiro. Não perdi mais do que 20 minutos naquela bancada, foi entregar meus documentos, preencher um formulário e ter certeza de que não precisava deixar a minha Certidão (errada) lá. Ufa, um alivio!

Quanto aos documentos, preciso fazer um pequeno adeno. Sorte minha ser responsável e checar dezenas de vezes se estou levando mesmo tudo que preciso, pois, pra variar, a CI passou a informação incompleta. Minha agente pediu que eu levasse os seguintes documentos:

- IND Approval;
- Au Pair Agreement;
- Seguro;
- Certidão de Nascimento Traduzida;
- Passaporte.

Os 3 primeiros ítens a própria CI me encaminhou por e-mail. Lembrei que a Kathe esteve a pouco tempo no Consulado, e se não me engano, ouvi falar de fotos. Por via das duvidas perguntei se ela precisou usar alguma. Sim, 2. Levei umas minhas antigas, mas achei que não fosse precisar, porque junto ao meu APP eu tinha fotos 3x4 e tamanho passaporte. Motivo até do meu Application ter voltado de SP... Enfim! Chegando lá, não é que foi preciso usar as fotos mesmo? Sorte eu ter levado. Bem, não tão sorte assim, porque a foto que entreguei é de anos atrás e estou muito horrenda! Pelo menos serviu.

Na volta pra casa, passei no Cartório denovo e pedi a alteração da Certidão errada. Amanhã está pronta, mas vou esperar até semana que vem quando meu visto ficar pronto. Ah sim, esqueci de dizer. Meu passaporte ficou lá e quando estiver tudo certo, ele me ligam pra buscar. Acho que semana que vem já deve estar pronto.

Confesso que sai do Consulado com os olhos cheios d'agua. Meu Deus, você está me dando mesmo tudo o que eu pedi, não? Estou começando a crer...

3 Responses so far.

  1. ainnnnn
    a minha ficha ja ta caindo aos poucos...as vezes me pego pensando em como vai ser e quase choro...no onibus, na rua, escovando os dentes... hahahahahahah

  2. Incrivel como o tempo esta passando rapido pra nos!!!Agora nao sei se ja pegou o passaporte de volta...mas se vc nao curtiu a foto 3x4 que vc entregou...I'm so sorry to say que vc vai ter justamente essa foto no seu visto...huahuahu...Levei uma horrivel tambem!!!

  3. Indila says:

    Pois é, foi o que eu pensei :/

Leave a Reply